sexta-feira, 18 de maio de 2007

Sistema genital feminino

Os órgãos genitais femininos são classificados em internos (ovários, tubas, útero e vagina) e externos (vulva ou pudendo feminino, que compreende o monte púbico, lábios maiores e menores, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulaestrutura interna, está situado por trás do ligamento largo do útero preso pelo mesovário e logo abaixo das tubas. Apresenta um pólo tubal, e outro uterino. Podemos observar uma face lateral e outra medial, sua borda anterior está presa à face posterior do ligamentres).

O ovário, o largo ao passo que sua borda posterior é livre. O ovário se prende ao útero através do ligamento próprio do ovário ou útero ovariano e se fixa à parede pélvica pelo ligamento suspensor do ovário.

Ovulo
A tuba uterina é um tubo par que se implanta de cada lado dos ângulos supero laterais do útero. Devemos identificar as regiões: intramural é o segmento que se situa na parede uterina, a região ístmica que se situa logo após a intramural, a região ampolar é a porção dilatada onde normalmente ocorre à fecundação e o infundíbulo que é comparado a um funil com seu rebordo irregular que se assemelha a franjas e são chamadas de fímbrias.


O útero apresenta quatro regiões: corpo é a porção principal do útero que se comunica de cada lado com as tubas. Acima das tubas encontramos o fundo do útero. A região mais estreitada é o istmo e o Colo ou cérvix é a região que fica por baixo do istmo e apresenta uma porção supra-vaginal e outra vaginal onde podemos identificar o orifício externo do colo uterino. A estrutura do útero externamente corresponde à serosa, também chamada de perimétrio, a camada muscular é representada pelo miométrio e a mucosa que é a camada mais interna o endométrio.

O aparelho de suspensão é representado pelos ligamentos: largo, prega de reflexão visceral do peritônio, redondo que se apresenta como um cordão cilíndrico fibroso, o ligamento útero-sacro que é par e vai da região inferior da face posterior até o osso sacro, fica situado em uma área conhecida como fundo de saco de posterior (Douglas) e os ligamentos cardinais que são feixes reforçados de tecido conjuntivo em torno do colo uterino.
A vagina se insere superiormente no contorno médio da cérvix e se abre na vulva pelo óstio externo da vagina. Superiormente, a cúpula da vagina forma um recesso que circunda a cérvix em sua porção vaginal e recebe o nome de fórnix da vagina ou fundo de saco vaginal. O hímen é um diafragma mucoso, perfurado parcialmente, que se situa no óstio da vagina.
O pudendo feminino ou vulva constitui a parte externa dos órgãos femininos onde devemos identificar o monte púbico que é uma saliência situada anteriormente ao osso púbis. Os lábios maiores, são duas pregas cutâneas salientes que descrevem um semi-arco de cada lado, unem-se anteriormente formando, em ângulo agudo, a comissura anterior. Delimitam uma fenda antero-posterior que é a rima do pudendo. Os lábios menores se localizam medialmente aos grandes lábios. Anteriormente unem-se no plano mediana para constituir o prepúcio do clitóris e o espaço compreendido entre os pequenos lábios é conhecido como vestíbulo da vagina onde vamos encontrar o óstio externo da uretra, óstio da vagina e os orifícios das glândulas vestibulares. O clitóris é uma estrutura erétil logo acima do óstio externo da uretra. O bulbo do vestíbulo é uma estrutura erétil formada por duas massas de tecido esponjoso que se dispõem como ferradura ao redor do óstio da vagina. As glândulas vestibulares maiores são em número de duas e estão situadas profundamente na proximidade do vestíbulo da vagina para onde abrem seus dutos. As glândulas vestibulares menores localizam-se lateralmente ao óstio externo da uretra.

Nenhum comentário: